O que é Proposta de Valor para o Empregado?

O QUE É PROPOSTA DE VALOR PARA O EMPREGADO?

Hoje, as empresas corporativas estão adotando cada vez mais princípios de trabalho em que o fator "humano" pode ser o ponto focal, apesar de todas as inovações. Neste ponto, elas tentam criar um valor único para que seus colaboradores qualificados fiquem satisfeitos com seus trabalhos no nível máximo. Mais importante ainda, desejam tornar essa proposta de valor uma parte permanente da cultura da empresa. Uma abordagem organizacional voltada para o fenômeno "colaborador" é considerada uma das condições indispensáveis da ordem competitiva atual. A competição agora não ocorre apenas pelo público-alvo, mas também pelo próprio pool de funcionários talentosos. A principal razão para as empresas pensarem assim é que, com a Proposta de Valor para o Empregado, podem-se obter resultados mais atraentes em termos de tempo, custo e eficiência.


Em nosso conteúdo de blog; vamos focar no conceito de Proposta de Valor para o Empregado, que foca no fator humano e desempenha um papel fundamental na cultura corporativa. Abordaremos o que o EVP, que significa "Proposta de Valor para o Empregado" em turco, representa para as empresas.



CONCEITO DE PROPOSTA DE VALOR PARA O EMPREGADO

Nos cenários competitivos de hoje, as empresas descobriram que se destacarão muito mais com a fidelidade dos colaboradores e começaram a atuar nessa área. Empresas que valorizam o autodesenvolvimento dentro do EVP empregam colaboradores talentosos; por outro lado, conseguem aumentar o número de pessoas genuinamente comprometidas com a cultura da empresa e com um elevado senso de pertencimento. O EVP é uma vitrine importante para candidatos a emprego. A Proposta de Valor para o Empregado deve transformar a empresa em um candidato a Great Place to Work para talentos de todas as áreas.


O objetivo principal do EVP é construir uma cultura que faça os colaboradores trabalharem com orgulho e alta motivação, ao mesmo tempo em que beneficiam a empresa. Os estudos realizados para proporcionar benefícios e reputação mais elevados para a empresa, aprimorando as habilidades, talentos e experiência do colaborador, estão incluídos no conceito de EVP. Assim, tanto a lealdade dos colaboradores da empresa é aumentada quanto os candidatos talentosos fora dela são incentivados a fazer parte da organização.


COMO CONSTRUIR O EVP?

Para criar um EVP sólido, tanto seus colaboradores quanto os candidatos a vaga precisam compreender completamente sua marca e cultura de trabalho. Ao mesmo tempo, você deve analisar a fundo por que seus funcionários trabalham em seu nome e por que futuros colaboradores poderiam querer trabalhar com você. Para isso, é preciso definir o que sua empresa prioriza em sua própria cultura de trabalho. Podem ser criados grupos de foco, pesquisas e entrevistas para medir os valores do EVP. Ao realizar essas avaliações, é muito importante levar em consideração não apenas seus colaboradores ativos ou candidatos a vagas, mas também os funcionários que pediram demissão, para que vocês possam avançar de forma consistente.


Vamos transmitir os elementos conhecidos em 5 itens para que sua marca possa criar e desenvolver o EVP:


  1. A remuneração e os benefícios complementares estão à frente desses itens. É sempre decisivo que seus colaboradores fiquem satisfeitos com os salários que recebem pelo seu esforço. Além disso, é fundamental que existam salários atrativos, como bônus e recompensas adicionais. Espera-se que você seja bom em remuneração justa e baseada em desempenho. Salários, compensações e benefícios podem não ter a mesma importância para todos os colaboradores, mas muitas vezes é essencial que um funcionário receba seus direitos básicos de forma justa.
  2. Garantir o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal dos colaboradores é um dos pontos a serem considerados ao criar um EVP. Assuntos como férias, licenças remuneradas, licenças maternidade remuneradas podem ser incluídos nesse campo. Além disso, podem ser criadas vantagens como condições de trabalho flexíveis e oportunidades de trabalho remoto. Devemos dizer que não existe uma fórmula única que estabeleça o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, já que cada empresa tem demandas e oportunidades diferentes. Cada marca pode criar e desenvolver sua própria fórmula de acordo com a idade e a vida familiar dos colaboradores. Planos personalizados podem ser oferecidos de acordo com as necessidades dos colaboradores em suas vidas pessoais.
  3. Criar um ambiente em que seus colaboradores possam trabalhar de maneira consistente ao longo de suas carreiras é um dos itens importantes do EVP. Abra espaço para que seus colaboradores participem de oportunidades e treinamentos que possam aprimorá-los, a fim de manter uma carreira estável.
  4. Outro requisito para a formação do EVP é a criação de um espaço apropriado e produtivo para os colaboradores. Ter áreas físicas privadas ou contar com um ambiente de trabalho positivo gera um resultado muito positivo. Naturalmente, podemos incluir tópicos como as necessárias ferramentas tecnológicas e seu uso, bem como a cultura da empresa.
  5. Assim como em nossas próprias vidas, na cultura da empresa as expectativas de respeito dos colaboradores não devem ser esquecidas. É um requisito extremamente sensível que as empresas respeitem seus funcionários na formação da Proposta de Valor para o Empregado. A cultura da empresa deve ser construída promovendo relacionamentos positivos. O espírito de equipe deve ser largamente fundamentado nesse contexto. Da mesma forma, essa abordagem deve ser apoiada pelos líderes e pela gestão da empresa.

Start your free 7-day trial with MonitUp today!