POR QUE A MARCA EMPREGADORA É TÃO IMPORTANTE
Hoje, criar uma marca empregadora de sucesso é de vital importância para criar um ponto de atração para as pessoas mais qualificadas e bem-sucedidas ou trazê-las para a empresa. Hoje, a gestão do employer branding costuma ser deixada para o próprio departamento de RH das empresas. Isso pode fazer com que a empresa se afaste das forças motrizes que criam o valor da marca corporativa. Então, qual é o segredo para construir uma marca empregadora de sucesso?
Hoje, criar uma marca empregadora passou a ter uma importância fundamental. Você pode encontrar respostas abrangentes para todas essas perguntas em nosso conteúdo.
O QUE É MARCA EMPREGADORA?
Atualmente, o problema mais sério em relação ao employer branding é que as empresas estão desconectadas de seus valores de marca corporativa. É possível dizer que as empresas de consultoria focadas em marca empregadora no exterior aumentaram significativamente. Apenas nos EUA, podemos dizer que há quase 50 empresas de consultoria que prestam serviços de gestão de marca empregadora. As marcas conscientes dessa questão enfatizam aos candidatos a colaboradores por que o trabalho em questão desenvolverá suas próprias habilidades.
Concentra-se nos benefícios para os funcionários, bem como nos benefícios para clientes ou para o negócio. O employer branding é basicamente considerado como uma estrutura que reflete claramente o comportamento ou a qualidade que os gestores desejam ver na empresa. Os pontos que compõem a marca empregadora, de certo modo, se sobrepõem aos elementos básicos da marca corporativa. Ser capaz de construir uma boa estrutura de talentos proporcionará um ótimo retorno no recrutamento.
Quer você acompanhe ativamente ou permaneça indiferente, seu negócio definitivamente possui uma marca empregadora. Portanto, qualquer marca transmite que tipo de expectativas os candidatos a pessoal podem ter, o que podem ganhar ou vivenciar, estejam eles cientes disso ou não. Hoje, com a era digital, atrair funcionários qualificados ou talentosos se tornou muito mais difícil e importante.
Os departamentos de Recursos Humanos precisam se concentrar em atrair candidatos talentosos. Quebrar os métodos tradicionais de recrutamento pode ser considerado o primeiro passo a ser implementado nesse ponto. Marcas com uma estratégia única, precisa e, mais importante, crível tornam-se um ponto de atração para seus futuros funcionários talentosos e conquistam uma vantagem na retenção de pessoal bem-sucedido.
Para criar uma marca empregadora de sucesso, hoje é muito importante, acima de tudo, ter uma história convincente. Por exemplo, não será muito efetivo se você se dirigir aos seus funcionários ou candidatos em potencial e afirmar que há uma mesa de pingue-pongue em sua empresa para o pessoal jogar. Deve-se criar uma unidade de propósito para ativar a motivação dos funcionários, sendo que a empresa seja o lugar perfeito para trabalhar. Sua imagem na força de trabalho basicamente determina sua marca empregadora. Com a marca empregadora, a empresa é comercializada tanto para novos candidatos a emprego como para o pessoal ativo, à luz das estratégias determinadas.
As empresas que criam uma marca empregadora positiva dão um passo importante para atrair pessoas talentosas para a empresa. Os valores da marca e a cultura ou estratégia corporativa em geral formam as bases dessa imagem. Um candidato a emprego pergunta a um funcionário da sua empresa: “Como é trabalhar aí?” e, claro, ele não receberá uma resposta como “Nós produzimos muito e vendemos mercadorias para muitas empresas”. Nesse ponto, a principal motivação para os funcionários estará em como eles se desenvolvem pessoalmente e como se sentem ali. Nesse sentido, as empresas precisam analisar corretamente as expectativas dos funcionários e ser convincentes de que fornecem o ambiente mais ideal para eles.
A IMPORTÂNCIA DA MARCA EMPREGADORA
O sucesso de uma empresa hoje depende em grande parte das habilidades básicas e motivações do pessoal que a compõe. Por esse motivo, pode haver uma verdadeira corrida em termos de atrair candidatos altamente talentosos para as empresas. Uma boa imagem de marca empregadora desempenha um papel extremamente vital, especialmente quando o candidato prefere a empresa e não o contrário. Isso também é muito importante para manter o pessoal ativo na empresa. Estudos sobre employer branding também são valiosos em termos de nível de lucratividade.
Uma marca empregadora muito bem-sucedida afetará até mesmo as taxas de rotatividade, positiva ou negativamente. Se houver uma marca empregadora devidamente gerenciada, aproximadamente 75% daqueles que desejam iniciar um novo trabalho terão o desejo de se candidatar aqui. Isso exige uma compreensão clara das expectativas e necessidades básicas tanto da equipe talentosa quanto da marca.
É preciso haver certa harmonia e equilíbrio entre os objetivos estratégicos da empresa e a expectativa de carreira de uma pessoa talentosa. Os gestores devem analisar essas expectativas corretamente antes de traçar a estratégia, pois é um fator decisivo. No processo de criação de uma marca empregadora, as empresas devem se afastar da subjetividade e basear-se em dados quantitativos. No entanto, devem apresentar evidências convincentes de que a empresa é única.
Todos esses estágios criarão um aumento significativo no número de “candidaturas de qualidade”. Hoje, 86% dos funcionários não se candidatam a seus empregos anteriores ou a qualquer empresa que tenha uma imagem negativa no mercado. Você deve trabalhar muito para mostrar que é uma empresa em desenvolvimento, estimulante e atraente para os funcionários, e dedicar bastante tempo à criação de novas estratégias.