LIDERANÇA NÃO É GESTÃO
Especialmente em nossa vida profissional, costumamos usar os termos líder e gestor de forma intercambiável. Na verdade, embora esses conceitos se cruzem em vários pontos, eles não significam a mesma coisa.
Liderança refere-se a um cargo. Um gestor é a pessoa que supervisiona o trabalho e o desempenho de um determinado grupo de pessoas, que é especialista em sua área, responsável pelas pessoas que trabalham sob sua supervisão e por orientá-las de uma forma que aumente a eficiência da empresa em questão. No entanto, liderança não se trata apenas de especialização e posição hierárquica. Às vezes, não é preciso haver hierarquia. Em um grupo de funcionários, muitas vezes encontramos pessoas com qualidades de liderança extraordinárias que inspiram seus colegas de diversas maneiras. Então, como realmente definimos liderança?
Habilidades de pensamento estratégico e conhecimento são qualidades essenciais para ser um bom gestor na área. No entanto, ignorar emoções, analisar apenas dados concretos e técnicos, permanecer no plano cognitivo e pensar de forma lógica; ao contrário do que se acredita, não constitui um conjunto de ações corretas para a liderança. Um bom líder sabe que as pessoas são a parte mais importante do “negócio” e que são seres emocionais, não apenas robôs racionais.
Aqui estão algumas diferenças entre um líder e um gestor:
Cada pensamento e comportamento listado acima como características de um bom líder se enquadra no escopo da Inteligência Emocional, que é o conjunto de habilidades fora de nossa capacidade cerebral cognitiva e analítica. O desenvolvimento da Inteligência Emocional agrega muitas competências que permitirão que a pessoa desenvolva habilidades de liderança em paralelo com essas.
Viver a Inteligência Emocional é um passo importante para se tornar um bom líder, causar um forte impacto nas pessoas e aumentar a eficiência de sua organização.